Lesões no joelho

Atualizado: Ago 20

A articulação do joelho é uma das mais complexas do organismo. Ao mesmo tempo em que o joelho precisa ter estabilidade para suportar o peso do corpo, ele precisa de flexibilidade e de liberdade de movimento para absorver e transmitir as forças que passam por ele durante as atividades do dia a dia e as esportivas.


Isso faz do joelho uma articulação extremamente suscetível a lesões, tanto durante a prática de atividades recreativas, como em esportes de alto rendimento, principalmente aqueles que utilizam movimentos de rotação ou deslocamento lateral como o futebol, basquete, esqui, tênis e lutas em geral.



A lesões mais comuns no joelho são:


1. Lesão e/ou ruptura do ligamento cruzado anterior: liga a tíbia ao fêmur e protegem os movimentos como a rotação, por exemplo. A lesão é causada, principalmente quando ocorre uma mudança rápida de direção, parada repentina, pancada, entre outros.


2. Lesão e/ou ruptura no ligamento cruzado posterior: estabiliza a articulação, evitando que a tíbia se desloque para trás. Causada em acidente de trânsito ou atividades esportivas de maior impacto.


3. Luxação patelar: é quando a patela, osso que fica na região anterior do joelho (antigamente chamado de rótula), perde o contato (desloca, sai) com a região do fêmur, onde fica localizada. Pode ser causada por uma pancada ou entorse no joelho.


4. Condromalácia patelar: conhecida como lesão do corredor. É o amolecimento da cartilagem, normalmente causada pela sobrecarga no joelho.


5. Artrose: é um desgaste na cartilagem do joelho, causando atrito entre as suas extremidades.


6. Tendinite patelar: lesão no tendão, normalmente associada às atividades esportivas que precisam de saltos e desacelerações bruscas e afetam a fixação do tendão patelar em sua parte inferior.


7. Síndrome do corredor: uma inflamação na lateral da coxa por causa do excesso de flexão/extensão do joelho, resultando no aumento da tensão ou atrito na região. Calçados inadequados, sobrecarga por causa de treinos e encurtamentos musculares, também são causa desse tipo de lesão.


8. Lesão no menisco: localizado no meio do joelho, entre o fêmur e a tíbia, é responsável pela absorção dos impactos sobre os joelhos, nas mais diversas situações, sendo a rotação o mais comum.


Manter uma vida saudável é muito importante para manter a saúde dos joelhos, como: controlar o peso, aquecer e alongar antes dos exercícios e fortalecer os músculos.


O Pilates é um método que trabalha com o corpo e a mente proporcionando diversos benefícios para a nossa saúde, além de ser uma atividade física extremamente eficaz no que se diz respeito ao tratamento do joelho e suas patologias. O Método possui movimentos que proporcionam um trabalho integral de cada um dos músculos e articulações do nosso corpo, sendo extremamente eficaz no tratamento dessas lesões.


Fontes: Revista Pilates e TCR Clínica