JOSEPH HUBERTUS PILATES

A história, método, filosofia, princípios e os benefícios que o Joseph Pilates, criador do método Pilates trouxe para nós!

1883 – nasce Joseph H. Pilates em 9/12 Monchengladbach, Alemanha. Foi uma criança muito doente, sofria de asma, raquitismo e febre reumática.


Já na juventude, começou a melhorar seu condicionamento físico, praticando musculação, boxe, natação e yoga. Exercitava-se somente de calção, devido a falta de vitamina D que o raquitismo causava.


Estudou, anatomia, fisiologia, física, biologia e medicina tradicional chinesa, que mais tarde influenciaram no desenvolvimento do método Pilates.


1912 – Mudou-se para Inglaterra e trabalhou como pugilista, artista de circo e instrutor de defesa pessoal


1914 – Durante a Primeira Guerra Mundial, foi preso por ser cidadão alemão.

Foi para um campo de treinamento para presos de guerra, na ilha de Man e começou a desenvolver um plano de exercícios. Joseph incentivava todos colegas a praticarem atividades físicas, inclusive estavam de cama. Utilizava cama e outras peças para construir os protótipos dos equipamentos atuais. Esses exercícios ajudaram a proteger os companheiros da gripe espanhola, ocorrida em 1918.


Depois da guerra voltou para Alemanha e começou a treinar os policiais de Berlim e os membros do exército alemão. Utilizava as molas das camas e colchões e os transformava em exercícios de resistência. O que deu origem às ideias do cadillac e reformer.



1926 – Joseph reecebeu a ordem de treinar o novo exército alemão, o que o fez migrar para os estados Unidos. Na viagem conheceu a enfermeira Clara Zeuner, sua futura esposa.


1929 – Joseph e Clara fundaram um estúdio na 8ª avenida de NY, mesmo edifício do New York City Ballet. Inicialmente sua técnica era chamada de Contrologia, por utilizar a mente para controlar o corpo, foi a base para todos os fundamentos de seus exercícios. Por estar perto da Broadway, conquistou diversas dançarinas, tanto para fortalecimento quanto para reabilitação, Assim, diversos bailarinos e coreógrafos famosos descobriram a sua técnica


1934 - publicou seu primeiro livro sobre o método, “Sua Saúde” e em 1945 o segundo, “Retorno à vida através da Contrologia”.


1967 – Morre Joseph Pilates. Não se sabe ao certo como ocorreu sua morte. Há quem diga que foi em decorrência de um incêndio em seu estúdio. Outras teorias afirmam que Joseph faleceu dois anos depois deste episódio, devido a um enfisema pulmonar, por fumar charutos demais.


Clara continuou ministrando aulas, assim como seus discípulos. Atualmente, o Método Pilates é utilizado internacionalmente por pessoas de todos os níveis de aptidão física, bem como por companhias de dança, equipes esportivas entre outros.


FILOSOFIA

O Pilates, inicialmente chamado de Contrologia, tem por filosofia o equilíbrio físico e espiritual, através de práticas que reconectam corpo e mente. É uma redescoberta de si mesmo. Aliado aos exercícios de força, alongamento e relaxamento, além de manter a forma do corpo, permite uma conexão profunda com a mente, ao exercitá-la através da concentração.



MÉTODO

Uma série de exercícios físicos que tem por objetivo melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força. Baseado no conceito chamado de contrologia, que é o controle consciente de cada movimento executado pelo nosso corpo através de músculos, tendões, ligamentos e toda nossa estrutura.


Pilates é um método baseado em exercícios de concentração, força e mobilidade, utilizando exercícios específicos. É considerado um método de condicionamento físico que restaura o equilíbrio natural. Foi desenvolvido para ser utilizado por qualquer pessoa: jovens, idosos, pessoas acidentadas e atletas profissionais. Não só considerando a boa forma física, Segundo Joseph, os exercícios da Contrologia “foram projetados para exercitar ao máximo cada um dos feixes em todos os músculos motores voluntários que cada um recebeu para nos modificarmos. A sua essência é que cada célula do cérebro seja treinada para cooperar com as outras”.


Todos os exercícios permitem modificação de forma a proporcionar um treino seguro para pessoas em qualquer nível. E pode ser feito por pessoas de qualquer idade.




PRINCÍPIOS

Concentração: faz com que você realize o movimento com atenção.

Centralização: usada ao acionar o centro de força, atualmente chamado de Core.

Precisão: otimização da aplicação das tensões musculares.

Respiração: trabalhada em cada exercícios, coordenada com o movimento.

Controle: controla o posicionamento do corpo durante a execução dos exercícios.

Fluidez: faz com que vivencie com plenitude cada exercício do método.



BENEFÍCIOS: - Aumenta a resistência física e mental;

- Alongamento e maior controle corporal;

- Correção postural;

- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;

- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;

- Melhora da coordenação motora;

- Maior mobilidade das articulações;

- Auxilia na prevenção da osteoporose;

- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;

- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;

- Fortalecimento dos órgãos internos;

- Aumento da concentração;

- Trabalha a respiração;

- Promove relaxamento, bem-estar e eleva a autoestima