5 dicas para melhorar o ritmo de corrida (pace)

Atualizado: Ago 20


1. Um dos principais fatores que determinam o ritmo em uma corrida é o devido acompanhamento. O domínio da técnica, o controle corporal e a adequação de treino para o biotipo são feitos apenas com o profissional de Educação Física. Além do treino personalizado e da motivação para exercitar o corpo, você estará investindo em resultados, fora que estará protegendo a saúde do corpo.


2. Um dos problemas que alguns atletas enfrentam são as faltas nos treinos, o que acaba contribuindo na perda do ritmo, ou até atrapalhando no incentivo para continuar praticando corrida. Na corrida, assim como na maioria dos esportes, é preciso cumprir o cronograma, pois ele está de acordo com o tempo que disponibilizou para a atividade.


A evolução aparece com dedicação, então treine com garra e vontade. A saúde física e mental também importam, então caso não consiga manter todos os treinos que achou que conseguiria, peça adaptação, mas não faça sem vontade.


3. Estamos falando de melhorar o pace, ou seja, o ritmo. Para que isso aconteça, você atleta precisa diminuir o tempo em que completa 1 km, e isso só será possível se aumentar a velocidade. Existe um aumento gradativo na corrida, mas nada impede de tentar aos poucos uma velocidade maior no treino. Além de conversar com o treinador para ver se já é o momento. O estímulo pode parecer pequeno, mas aos poucos, é possível otimizar os treinos e melhorar o pace. Evite lesões no joelho e treine com segurança!



4. Cuidar da saúde do corpo também é importante. Como dito no tópico anterior, é necessário estar de olho em como executar a atividade, pois assim você evita lesões. O condicionamento físico vai estar de acordo com a intensidade da prática e também de uma alimentação ideal. Busque manter refeições equilibradas, além de investir em demais exercícios para fortalecer a região inferior do corpo.


5. Faça meditação. Por incrível que pareça, para melhorar o pace, a meditação é eficaz.

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