10 dicas para correr no frio



1. Comece com exercícios de aquecimento em locais fechados

Estes exercícios permitem aumentar progressivamente a temperatura do corpo. Asseguram uma melhor flexibilidade das articulações e facilitam a coordenação dos movimentos


2. Use roupas de frio apropriadas

Para correr no frio com conforto e conservar o calor durante o exercício, use roupas específicas para tempo frio. Elas são fabricadas com componentes específicos, que proporcionam excelente liberdade de movimentos


3. Dê preferência às roupas escuras

Durante os seus treinos, use equipamentos de corrida escuros. Mesmo que os raios solares sejam menos quentes do que no verão, a produção de calor emitida pelas fibras do vestuário não deve ser negligenciada


4. Cubra as extremidades do corpo

Os principais “pontos frios” são a cabeça, pescoço, mãos e pés. Quando está frio, a perda térmica pode chegar a 70% através destes locais


5. Use tênis de corrida adequados

Importante manter os pés secos, impedir a penetração da chuva ou de terra no calçado e ter estabilidade em pisos escorregadios


6. Hidrate-se corretamente

A respiração de ar frio acelera a desidratação.Beba pequenos goles durante e após a corrida. Em sessões de corrida mais prolongadas, leve um compartimento com alimentos sólidos, sob a forma de gel, glicose ou frutas secas. Você deve ingerir pequenas quantidades, uma vez que a digestão é mais difícil durante a corrida


7. Produza calor comendo

Os glicídios ou açúcares serão rapidamente assimilados pelas células musculares e cerebrais para combater o frio e dar energia


8. Inspire pelo nariz, expire pela boca

Preferível inspirar pelo nariz e expirar pela boca para aquecer o ar frio antes que este penetre nos bronquíolos pulmonares. Este processo deve ser evitado em caso de esforço intenso


9. No início da corrida, prefira correr contra o vento

Correr com vento aumenta a sensação de frio. Efetivamente, a temperatura do corpo aumenta se for empurrado pela brisa


10. Faça exercícios de fortalecimento muscular ao fim da corrida

Estes exercícios favorecerão o equilíbrio térmico após o esforço e evitarão a hipotermia que pode rapidamente ocorrer em caso de frio intenso


Texto adaptado @decathlonbrasil




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