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PILATES

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PRINCÍPIOS

CONCENTRAÇÃO: faz com que você realize o movimento com atenção.


CENTRALIZAÇÃO: usada ao acionar o centro de força, atualmente chamado de Core.


PRECISÃO: otimização da aplicação das tensões musculares.


RESPIRAÇÃO: trabalhada em cada exercícios, coordenada com o movimento.


CONTROLE: controla o posicionamento do corpo durante a execução dos exercícios.


FLUIDEZ: faz com que vivencie com plenitude cada exercício do método.

 

CONCENTRAÇÃO: faz com que você realize o movimento com atenção.


CENTRALIZAÇÃO: usada ao acionar o centro de força, atualmente chamado de Core.


PRECISÃO: otimização da aplicação das tensões musculares.


RESPIRAÇÃO: trabalhada em cada exercícios, coordenada com o movimento.


CONTROLE: controla o posicionamento do corpo durante a execução dos exercícios.


FLUIDEZ: faz com que vivencie com plenitude cada exercício do método.

 

BENEFÍCIOS

  • Facebook - White Circle
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  •  Aumenta a resistência física e mental;

  •  Alongamento e maior controle corporal;

  •  Correção postural;

  •  Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;

  •  Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;

  •  Melhora da coordenação motora;

  •  Maior mobilidade das articulações;

  •  Auxilia na prevenção da osteoporose;

  •  Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;

  •  Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;

  •  Fortalecimento dos órgãos internos;

  •  Aumento da concentração;

  •  Trabalha a respiração;

  •  Promove relaxamento, bem-estar e eleva a autoestima

 

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Depoimento da nossa aluna Rita sobre as aulas de Pilates ONLINE e AO VIVO

Mulher praticando pilates
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Nossa Equipe

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Ana Paula

Instrutora

Profissional de Educação Física - CREF6 nº 4362-G/MG. Bailarina, professora de ballet e instrutora de Pilates. Ministra aulas de Pilates desde 2006, com certificações em: Pilates Aparelho e Solo - Metacorpus Studio Pilates. Mat Pilates e Bola Suíça - Centro de Estudos Cândida Cintra – CECC. Pilates Aparelho, Solo e Acessórios - níveis básico, intermediário e avançado, Pilates Baby, Pilates na Gestação, Pilates na Terceira Idade e Pilates Corporativo - Pilates BH Brasil. Treinamento Funcional Integrado ao Pilates, Ganhando saúde com movimentos básicos humanos e Bodyweight: Soluções para treino com peso do corpo e acessórios básicos - Supercore. Pilates Kids, Pilates na Água, Clínica para populações especiais eTerceira Idade, Exercício e envelhecimento saudável - ENAF – Encontro Nacional de Atividade Física. Treinamento suspenso aliado ao Pilates e Pliometria e Corda Naval - Instituto Phort.

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Ludmilla

Instrutora

Profissional de Educação Física - CREF6 n° 28077-G/MG Bacharel, Licenciada e instrutora de Pilates. Trabalhou de 2012 - 2017 na Secretaria de esporte e lazer - PBH/ Programa Caminhar. Trabalhou 2016 Programa segundo tempo - Governo de Minas – BH. Trabalha com avaliação física desde 2012 e Treinamento funcional desde 2014. Instrutora de Pilates desde 2019. Certificações: - Avaliação física e prescrição de treinamento individualizado - Viajando pela fisiologia. Curso Pilates Aparelho, Acessório e Solo, níveis básico, intermediário e avançado, Pilates na Gestação e Pilates Baby, Pilates 3° idade e Pilates Corporativo - Pilates BH Brasil. Treinamento funcional integrado ao Pilates - Supercore - ENAF -1° Congresso online brasileiro de educação física - Centro educacional Sete de Setembro - Circuito viver bem - Márcio Atalla e Fabiana Bernardi - Atividade física e envelhecimento - Centro Educacional Sete de Setembro.

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Perguntas frequentes

O que é Pilates?


Uma série de exercícios físicos que tem por objetivo melhorar a flexibilidade, consciência corporal, concentração, equilíbrio e força. Baseado no conceito chamado Contrologia, que é o controle consciente de cada movimento executado, com fluidez, pelo nosso corpo através dos músculos, tendões e ligamentos. Considerado um método de condicionamento físico que restaura o equilíbrio natural, pode ser executado por qualquer pessoa, independentemente de seu tipo físico e idade, associado ou não com alguma patologia.




Como são ministradas as aulas online? São ao vivo? Tem aula experimental?


As aulas online são ao vivo e ministradas, quando possível, por dois instrutores, com duração de 50min e três alunos por turma. Baseadas no método Pilates, as aulas são variadas e dinâmicas, podendo ter uso de acessórios ou não. São exercícios fluidos com foco na respiração, alongamento, força, resistência, equilíbrio, concentração e coordenação que aliados a outros métodos como Pilates Fit, Cross Pilates, Treinamento Funcional, HIT, por ex., promovem inúmeros benefícios à saúde física e mental, gerando bem-estar e elevando a autoestima. As aulas são agendadas. Marque logo sua experimental, é gratuita!!!




Quem pode fazer Pilates? Tem idade?


Qualquer pessoa pode fazer Pilates, independente de forma e tipo físico, idade ou sexo. Atletas amadores ou profissionais e bailarinos. Pessoas com mobilidade articular reduzida ou com dificuldade de locomoção. Deficientes auditivo, visual ou físico. Todos os exercícios permitem modificação de forma a proporcionar um treino seguro para pessoas em qualquer nível.




Pilates emagrece?


O emagrecimento não decorre exclusivamente da prática de Pilates, mas de uma combinação de fatores, porque também depende do tipo de corpo do aluno, do nível de esforço e dos exercícios trabalhados durante a aula. No entanto, ele não é um exercício aeróbico. Como o Pilates ajuda no ganho de massa muscular magra, colabora para aumentar o seu potencial de queima calórica além de tonificar e alinhar o corpo. Quando praticado corretamente, o Pilates promove uma respiração profunda e eficiente, o que é essencial para a queima de calorias e a regeneração de tecidos. Portanto, a prática frequente de Pilates colabora significativamente para o emagrecimento. Lembrando que a combinação: exercícios frequentes, inclusive aeróbicos + dieta adequada = resultado.




Pilates hipertrofia?


O Pilates ajuda no ganho de massa magra sim, mas é um método no qual não se privilegia a hipertrofia muscular, pois no Pilates o ganho de massa muscular é baseado no equilíbrio de todo o corpo. Não há cargas excessivas e o favorecimento de partes específicas como ocorre na musculação. Se o seu desejo é ficar com uma coxa muito grossa, braço muito forte ou aumentar muito o volume de uma determinada área, o Pilates não é o mais indicado.




Pilates é só alongamento?


Você ainda está nessa de que Pilates é apenas alongamento e que é praticado por pessoas de mais idade buscando apenas bem-estar? O Pilates é indicado para qualquer idade e qualquer nível de condicionamento físico, por ser de baixo impacto e com poucas repetições. Mas isso não quer dizer que Pilates seja fácil, muito ao contrário. O nível aumenta conforme desempenho, necessidade e objetivo. Há! E sim, trabalha alongamento e mobilidade articular, além de força, concentração, respiração e consciência corporal e postural, pois trabalha mais de um grupo muscular ao mesmo tempo.




Pilates tem que ter aparelhos?


Não. O Pilates original, chamado hoje de Pilates Solo ou Mat Pilates, foram criados e desenvolvidos por Joseph Pilates e tem como característica a utilização do próprio corpo, sem a necessidade de qualquer aparelho ou acessório. Estes, quando usados, oferecem uma maior variedade de desafios ao método. Alguns exercícios do Pilates solo se caracterizam por serem de caráter educativo, no que diz respeito à respiração e controle do centro de força. Considerado um exercício que exige maior esforço de quem o pratica, utiliza da força muscular, alongamento, equilíbrio e muita consciência corporal. Isso não significa que seja difícil para todo mundo, porque o método respeita o limite e nível de cada aluno.




Quem pode ministrar as aulas de pilates?


O Método Pilates não é especialidade somente de uma profissão. Profissionais com formação em educação física ou fisioterapia estão aptos a trabalharem com o Método desde que sejam capacitados através de cursos. O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) considera o Pilates como modalidade e método de ginástica que deverá ser orientado e dinamizado por profissionais de Educação Física. Sua prática aplica-se à busca pelo aperfeiçoamento do condicionamento físico geral, da estabilização postural e da melhoria do desempenho nas atividades físico-desportivas e nas atividades típicas da vida diária, aprimorando o funcionamento fisiológico orgânico, bem como, o condicionamento e o desempenho fisiocorporal orientado para o bem-estar, estilo de vida ativo e promoção da saúde. O Conselho de Fisioterapia (COFFITO) considera que o Método Pilates é um recurso terapêutico que promove a educação e reeducação do movimento corporal, composto por exercícios terapêuticos de promoção, prevenção e recuperação da saúde físico funcional. Uma avaliação deverá ser feita para eleger o melhor recurso do Método Pilates e tratamento a ser utilizado e ainda constar de evolução da intervenção fisioterapêutica em prontuário, cuja responsabilidade deverá ser assumida pelo Fisioterapeuta. Com base nas resoluções que dão direito aos profissionais de educação física e fisioterapeutas a ministrarem aulas de Pilates, podemos dizer que as duas áreas têm em comum a prevenção e melhora do desempenho da saúde física corporal.




Gestante pode fazer pilates?


Desde que liberada pelo seu médico, a gestante pode fazer Pilates desde o início da gravidez, se for ativa (já faça exercícios físicos há pelo menos 3 meses) ou após o primeiro trimestre para as não ativas. Inúmeros são os benefícios de sua prática na gestação: ajuda a manter uma boa postura, fortalece região abdominal e transverso, aliviando dores na lombar, contribui no ganho de força, melhora a qualidade do sono, a respiração ajuda no parto e durante as contrações, melhora o humor e a autoestima e os exercícios, além de ajudarem na hora do parto, proporcionam uma melhor recuperação pós-parto e consequente volta ao corpo como antes da gestação. Mas lembre-se!!! Somente com liberação médica!




Pilates ajuda nas dores da coluna?


Sim! Com as aulas, tem-se um controle mais consciente dos músculos envolvidos nos movimentos. A condição de dores na coluna é uma resposta do nervo, seja ela muscular, articular ou no próprio nervo. Os exercícios fortalecem os músculos fracos e alongam os encurtados, restaurando assim a elasticidade conforme função de cada músculo. O principal objetivo em uma aula é a estabilização dos músculos profundos ou core. A partir do fortalecimento destes grupos musculares as vértebras e articulações permanecem na posição correta, promovendo o alinhamento postural, alívio das dores e reabilitação de lesões presentes na coluna. Além disso, a prática do Pilates previne futuras lesões, como: hérnias de disco, espondilólise, protusão discal, escoliose, hipercifose, hiperlordose entre outras.




O pilates pode substituir a musculação?


Bem, o primeiro passo é saber o objetivo. As duas modalidades são benéficas, mas trabalham objetivos distintos, portanto um não pode substituir o outro. Tanto o Pilates quanto a musculação geram ganho de massa magra, trabalham resistência e força, inclusive podem visar o emagrecimento, além de outros benefícios. Aqui vamos focar na principal diferença, que está na hipertrofia muscular. Se você quer “crescer”, aumentar o diâmetro do seu músculo, a musculação é o recomendado. No Pilates, apesar do ganho de massa magra, ela é mais lenta e mais define do que aumenta, já que no Pilates a carga utilizada é a do próprio corpo ou com auxílio de acessórios ou molas, no caso de Pilates com aparelhos. Já na musculação consegue-se um aumento de carga substantivo em seus aparelhos. Nem sempre é preciso escolher entre Pilates ou musculação. É possível trazer todos os benefícios do Pilates para quem treina musculação e vice versa. Basta combiná-los! Eles são compatíveis! O Pilates previne lesões e ajuda alunos de musculação a conseguirem maior rendimento. A musculação proporciona maior força muscular e definição para quem está praticando o Método. Todos saem ganhando!




Ainda tem outras dúvidas?


Entre em contato que vamos responder o mais breve possível!